Planeta PlayStation

Análise de Trek to Yomi: Gratificante jornada!

Desenvolvido pela Flying Wild Hog e publicado pela Devolver Digital, Trek to Yomi é um jogo de ação e aventura ambientado na era Edo japonesa, onde a terra do sol nascente era governada por xoguns e a lei era escrita usando o fio da espada. Com um “quê” cinematográfico, o game coloca o jogador para viver a aventura de vida do samurai Hiroki, numa luta sangrenta de vingança e redenção que certamente não vai decepcionar os fãs dos filmes de samurai.

A história

Trek to Yomi conta uma história particular para cada jogador, onde o mesmo deve escolher entre a sua lealdade ao povo que o acolheu e os ensinamentos do seu mestre ou sua devoção eterna ao amor da sua vida.

Começamos controlando um jovem Hiroki, cuja personalidade ainda estava sendo moldada pelo seu mestre Sanjuro, um dos responsáveis pelo bem estar de toda uma comunidade à mercê de uma infinidade dos mais diversos perigos característicos da era em questão. Em dado momento, o vilarejo é invadido por saqueadores, culminando numa sangrenta batalha que termina no sacrifício do mestre Sanjuro, ponto de partida para que o jovem Hiroki siga sua vida cumprindo os ideais do seu mestre.

Anos depois, quando o game começa de verdade, o jogador deve controlar Hiroki numa aventura cujo o propósito inicial é resgatar um grupo de samurais de sua vila de seu cativeiro. Entretanto, fantasmas do passado de Hiroki voltam a assombrá-lo, fazendo com que a sua aventura tome o caminho do sobrenatural. A partir daí, Hiroki deve explorar o mundo de Yomi (黄泉) – mundo dos mortos na mitologia japonesa – o que leva o herói do game a questionar seus verdadeiros ideais e o mais legal, o próprio jogador deve escolher qual caminho o herói do game deve seguir, influenciando diretamente no desenrolar dos acontecimentos.

Combate

Baseado em uma estrutura de combate com comandos simples e golpes viscerais, Trek to Yomi é um game que desafia o jogador a tentar ler os movimentos dos seus oponentes a fim de acertar o timing na defesa ou no ataque para tirar vantagem em cada luta e derrotar seus oponentes. As batalhas lembram bastante Ghost of Tsushima no que tange a letalidade de cada golpe, seja do herói Hiroki ou até mesmo dos bandidos mais ralés do game. Logo, o jogador deve esperar combates curtos e letais, onde a menor desatenção pode culminar numa rápida derrota.

Com simples inputs no controle, basicamente se restringindo a botões de golpe fraco, forte, esquiva e defesa, Trek to Yomi consegue entregar um combate com uma certa profundidade durante todo o game, pois mesmo conforme Hiroki evolui suas habilidades aprendendo sequências curtas e letais, o domínio do básico do timing de defesa, parry e ataque ainda se sobressai como a fórmula central para o êxito em cada combate.

Também é importante lembrar que os demais botões têm sua utilidade, tal como execuções quando se tonteia alguns oponentes e até mesmo o uso de armas de arremesso como Kunais e Shurikens, entretanto tais ações parecem ter sido subestimadas pela equipe de desenvolvimento, se tornando quase que esquecíveis durante toda a gameplay.

Experiência cinematográfica

Certamente um dos motivos de Trek to Yomi funcionar tão bem é a sua abordagem cinematográfica que influencia diretamente na tocada de todo o game, na imersão e diversão do jogador. Sua câmera é fixa e em alguns momentos companha o jogador, no melhor estilo Resident Evil raiz. Desta forma, o game transporta o jogador do seu começo até o fim para dentro de um filme de samurais japoneses. Tomando como inspiração o modo Kurosawa de Ghost of Tsushima, Trek to Yomi foi concebido todo em preto e branco, no formato ultra-wide e dublado em japonês. A boa notícia é que existem legendas em português do Brasil, uma ótima notícias para os fãs brasileiros curtirem o game e a sua história em sua plenitude.

Com uma arte fantástica e bastante imersiva, favorecida pelas características citadas, Trek to Yomi tira o melhor dos ângulos de câmera para variar sua jogabilidade conforme o jogador avança no game. Embora o jogo seja todo criado em 3D, os combates acontecem em um plano 2D e talvez seja por isso que eles funcionem tão bem. A exploração, por sua vez, acontece com movimentação livre por parte do jogador, mas ainda assim com uma câmera totalmente fixa ou que acompanha o jogador, enriquecendo de maneira muito positiva a experiência completa do game.

O game também oferece caminhos alternativos para serem trilhados por Hiroki, o que pode facilitar algumas batalhas ou mesmo esconder itens colecionáveis que agregam informações à história do game ou aumenta a vida ou vigor do herói. Entretanto, essa mecânica não é tão explorada assim, culminando em curtas passagens alternativas que desembocam no caminho predeterminado que o herói deve seguir na maioria das vezes.

Trek to Yomi

Para fechar o pacote cinematográfico, Trek to Yomi entrega uma trilha sonora consistente e capaz de imergir o jogador o bastante na vibe do game. A dublagem em japonês é muito boa e os efeitos transmitem com perfeição o feeling da crueldade nos combates, cumprindo bem o seu papel de trazer uma aventura do cinema para a sala do jogador.

Vale a pena?

Trek to Yomi é um jogo de ação completo e que tem elementos o bastante para lhe conferir uma personalidade própria, mesmo transpirando a influência tomada pelos clássicos filmes de samurais e jogos como Ghost of Tsushima. Sua história, mesmo sendo bem curta, é intrigante e o fato de transferir a responsabilidade dos rumos tomados por ela para o jogador são interessantes e suficientes para manter o jogador ligado e instigado para conhecer as revelações de suas escolhas.

Trek to Yomi

Sua mecânica de combate é divertida, diversificada e funciona muito bem com o estilo de arte adotado pela equipe de produção. Logo, fica evidente que a missão de trazer uma experiência dos filmes samurais que funcione nos videogames foi cumprida, e com louvor, fazendo desse jogo uma obrigação para os fãs desse tema.

Para jogadores que não conhecem ou não se interessam tanto pela era dos samurais, mas curtem um bom jogo de ação e aventura com foco em batalhas viscerais, Trek to Yomi continua como um jogo super recomendado, pois se trata de um jogo deveras divertido, com qualidades únicas e ideias originais, reproduzidas com muito esmero e de maneira a funcionar muito bem em um jogo de videogame.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de usuário. Você pode declinar, se preferir. OK Saiba mais

Política de Cookies e Privacidade